Cases SBGestor | Labnutris

Labnutris - Laboratório de Análises Físico-Químicas:
os desafios, o percurso e os resultados
da implementação do sistema SBGestor

Veja à seguir a entrevista realizada com os gestores da Labnutris

A empresa

Localizada na região central de Vila Maria/RS, a Labnutris oferece serviços de análises físico-químicas internalizadas nas mais diversas matrizes. Como destaque, podemos citar a Análise Bromatológica.

A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas, e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc.

O Laboratório conta com uma equipe de larga experiência no mercado. Seus profissionais são capacitados para assessorar empresas na busca de soluções que visem garantir a qualidade de seus produtos e serviços.

A Labnutris realiza análises bromatológicas em:

  • Silagens;
  • Forragens;
  • Pré-Secados;
  • Fenos;
  • Rações, Concentrados e Farelos;
  • Grãos em Geral

História

A empresa surgiu em 2015, diante de uma possibilidade de investimento na área de Análises Bromatológicas focada em Nutrição Animal, que aos poucos estava aumentando e com grandes possibilidades de crescimento a médio e longo prazo.

No primeiro momento, os sócios pensavam em atender a demanda regional, Rio Grande do Sul e parte
de Santa Catarina. Devido a experiência profissional na área, por trabalhar em laboratórios de empresas
voltadas a este segmento e vendo a possibilidade de poder atender as necessidades do
mercado, surgiu a empresa Labnutris – Laboratório de Análises Físico-químicas LTDA.

A empresa foi fundada por 4 sócios: Delcy Pedro Ferro (sócio investidor), Júnior Ferro (Técnico em Agropecuária e Tecnólogo em Agronegócios), Katiusca Galliassi, (Química, pós-graduada em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) e Mauro Dalacort (Técnico em Alimentos e Bacharel em Química).

Atualmente as metas iniciais foram superadas, passando a atender empresas de todo país neste segmento.

O desafio

Como garantir a eficiência e a agilidade nos processos da empresa

Antes da implementação do SBGestor, todo o controle de serviços e faturamento era realizado por planilhas de Excel. Isto se tornou um ponto negativo, principalmente quando era necessário realizar consultas de informações e  históricos. Assim, não existia a possibilidade de gerar relatórios inteligentes.

Outros pontos negativos, que impediam a agilidade na rotina dos processos, era que o boleto de cobrança aos clientes era gerado separadamente, através do site do banco. Além disso, a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) precisava ser emitida através do site da prefeitura.

Com isso, cada parte do processo era realizado de uma forma diferente, tornando o fluxo de trabalho demorado e com margem para erros (como esquecer de lançar ou gerar algum desses documentos).

Segundo os proprietários da Labnutris:

“Este processo estava levando um tempo médio de três dias para ser feito e, às vezes, era realizado em duas etapas dentro do mês, em consequência da demanda de trabalho. Então, todo o trabalho ficava acumulado e era preciso reservar três dias no mês para fechar todo o faturamento”.

A solução

Como o SBGestor trouxe soluções
para os desafios de gestão da Labnutris

Após a implantação do SBGestor, o processo mudou. Hoje em dia, o cliente contata a Labnutris e solicita o serviço desejado. O responsável abre uma Ordem de Serviço no sistema, na qual constarão todos os detalhes deste serviço: cliente, quantidade, valor, prazo de entrega… tornando tudo mais organizado e com mais informações do que existiam antes da implantação do sistema.

Ao gerar a ordem de serviço, a fatura é gerada automaticamente também, evitando o esquecimento de realizar esse lançamento no financeiro. Após este processo, o faturamento dessas Ordens de Serviço é automático, gerando a NFS-e em PDF e XML, bem como o respectivo boleto de cobrança. Os arquivos são enviados em um único e-mail para o cliente.

Para os clientes com parcelas/boletos vencidos, o sistema envia um e-mail de aviso de vencimento, já constando o link para emissão da segunda via do mesmo. Com isso, evita-se o retrabalho de reenviar o boleto para o cliente (e também que o cliente ligue para a empresa solicitando a segunda via).

A implantação do Sistema

Como foi o processo de implantação
do Sistema SBGestor na Labnutris?

“A implantação foi 100% positiva. Teve muito empenho, conversa, dedicação por parte do consultor de implementação, onde todos os processos foram ajustados junto ao sistema da melhor forma, facilitando muito o trabalho interno da empresa. Todos os atendentes do suporte tiveram condições de nos atender de forma atenciosa, mesmo após os treinamentos do consultor de implementação”.
Katiusca – sócia da Labnutris

Os resultados

Quais foram os ganhos da Labnutris
com a implementação do SBGestor?

Segundo os gestores da empresa, o principal ganho com a implantação do Sistema SBGestor tem relação direta com: maior agilidade, confiabilidade e controle de todos os processos.

“Hoje este processo automatizado no sistema está levando apenas UM dia, pois uniu três etapas em somente UMA, eliminando também margens para erro.”

 

Principais mudanças e destaques:

  • Agilidade e ganho de tempo dos processos, transformando três dias de trabalho em UM, otimizando 60% do tempo de faturamento;
  • Organização na rotina de trabalho;
  • Controle da carteira de clientes;
  • Controle financeiro;
  • Emissão de documentos fiscais e boletos de forma prática e rápida;
  • Fácil localização do histórico das informações;
  • Todas os dados e rotinas integrados em apenas um sistema, possibilitando a realização de todas as etapas em um único lugar, evitando erros e perdas;
  • Geração de relatórios para o controle e gestão da empresa.

Clique aqui e conheça o site da Labnutris

Descubra você também
as vantagens do SBGestor para o seu negócio!

O #1 Software de Gestão totalmente focado nas necessidades reais das Micro e Pequenas Empresas

Do que sua empresa precisa?

O SBGestor é estruturado em módulos. Ou seja, você pode escolher apenas as funcionalidades que precisa neste momento e, aos poucos, incrementar novas ferramentas acrescentando novos módulos. Controle financeiro? Emissor de NF-e? Controle de Estoque? Do que sua empresa precisa? Converse conosco!

Controle sim. Simplicidade também.

Apesar de garantir um controle excepcional para todos os setores do seu negócio para que a sua tomada de decisões seja sempre a mais acertada, fazemos questão de que a sua experiência de uso do SBGestor seja totalmente simples e prática. Converse conosco e saiba mais!

Converse conosco e descubra como podemos lhe ajudar!

Solicite uma proposta sem compromisso e nós ligamos pra você.

Fechar Menu
SBGestor